A eficácia de uma fundação é definida não somente pelo que é financiado: bons projetos, programas e pessoas. Sua eficácia é também definida pela forma como esse trabalho é realizado: boas políticas internas, procedimentos e práticas. O Relatório sobre a Experiência e Perspectiva dos Donatários, o GEIR, foi criado para examinar como os doadores atuam e apoiar processos de avaliação do seu sucesso de acordo com as experiências dos donatários, uma prática emergente em muitas organizações.

A prática da doação

Através de um componente que evidencia os processos práticos, os donatários fornecem um relato sobre como eles vivenciam o processo de doação, passando pela proposta inicial, pelos relatórios requeridos, pela comunicação com o doador, entre outros.

Os Valores dos Donatários

Por meio de um componente que explora os valores dos doadores, os donatários avaliam os valores dos doadores relacionando-os com as suas próprias experiências.


GEIR oferece uma abordagem única e inovadora para apoiar, por si mesma ou em combinação com outros registros de percepção dos donatários, a eficácia de fundações. A abordagem do GEIR se distingue das outras metodologias pelos seguintes fatores:

Entrevistas Pessoais
Enquanto outras metodologias têm como fonte principal de informação o preenchimento de questionários pela internet, o GEIR reúne as diferentes percepções dos donatários por meio de entrevistas pessoais. As entrevistas pessoais possibilitam acessar percepções espontâneas, as quais nem sempre ocorrem em um questionário online.

Amostra Seletiva
GEIR trabalha com pequenos grupos de donatários favorecendo amostras personalizadas no lugar de grandes bases de dados. Isso permite resultados ricos em detalhes e torna o GEIR uma opção acessível para fundações de qualquer tamanho. 

Congruência de valores
Além de explorar os mecanismos da doação, o GEIR olha cuidadosamente sob as lentes dos valores, para assegurar-se de que o doador realmente pratica o que diz e que sua atuação está enraizada nesses princípios. 

O GEIR produz dados práticos, com base em evidências, para melhorar as práticas dos doadores e aumentar sua eficácia e impacto.